Boas práticas em Social Media

Atualizado: 10 de Jan de 2019


Na edit.on.lab pretendemos ajudar as associações a entender todas as técnicas usadas actualmente na gestão efectiva das Redes Sociais, uma importante ferramenta deste século.


Iniciamos com a Rede Social Facebook





O que é o Facebook?


O Facebook é uma rede social lançada em 2004, criada por 5 colegas de faculdade, dentre eles o seu atual CEO Mark Zuckerger.


Neste ambiente, cada pessoa pode ter o seu próprio perfil para partilhar gostos, fotos, vídeos.

Já as empresas, marcas e personalidades podem criar Páginas de Fãs para partilhar conteúdo relevante, novidades, promoções.


Ao adicionar amigos, “gostar” de empresas e marcas, o usuário recebe as actualizações das mesmas nos seus feeds. Desta forma, ocorrem as interacções entre usuários e associações, por meio de comentários, “gostos” e partilhas nos posts.




Quais são as boas práticas para associações no Facebook?


Criar um perfil pessoal para uma associação no Facebook, pode causar uma série de contra tempos, além de que, a qualquer momento, a rede social pode bloquear o seu perfil. Por isso, lembre-se, ter uma Página de Fãs é a melhor opção.


Seguir os termos de uso das redes sociais é vital para ter uma boa relação com os seus parceiros, para evitar transtornos nos perfis e na imagem da associação. Afinal, não seguir essas regras pode fazer com que a associação perca a autorização de utilizar o seu próprio perfil e pode até perdê-lo de vez.


É importante saber que o perfil da sua associação não reflecte o perfil pessoal do dono, por exemplo. Por isso, manter a constância de identidade e linguagem é essencial.

Postar com muita frequência pode afastar o seu público alvo mas postar com baixa frequência pode fazer com que fique esquecido. É fundamental conhecer o seu público para encontrar o meio termo neste aspecto e manter uma boa relação.


Falar só da sua associação pode ser aborrecido para os novos e antigos associados.

Uma associação narcisista passa longe do que o público alvo espera de si nas redes sociais, afinal, ninguém gostaria de ter um amigo que só fala dele mesmo.


Vantagens da Página de Fãs:


São indexadas pelos mecanismos de busca (Google, Bing...), o que aumenta o tráfego na página, e consequentemente no seu site;


Visualmente  muito atractivas para o usuário, que no seu momento de lazer entra na página da associação, à procura indicações de produtos, serviços e ajuda;


É possível criar campanhas de publicidade direccionadas para a página, dentro do Facebook;


Não possui limite de fãs (perfis estabelecem limites de amigos);


A sua associação estará dentro dos termos de uso do Facebook;


No nosso próximo blog iremos falar sobre a interacção com os associados dentro da rede social Facebook, se tive qualquer outra dúvida sobre qualquer dos temas abordados não hesite em contactar-nos.


#dicaseditonlab #facebook #boaspraticas

46 visualizações